Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | TROIS, Stella Dos Cherubins Guimarães | pt_BR |
dc.contributor.author | GUIMARÃES, Ranilce Mascarenhas | pt_BR |
dc.coverage.spatial | DF | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:32:25Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T18:32:25Z | |
dc.date.issued | 2000 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2000 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1793 | |
dc.description | CAMPUS II - ASA NORTE | pt_BR |
dc.description.abstract | O PRESENTE ESTUDO SE PROPÕE A IDENTIFICAR O POSICIONAMENTO QUE A ESCOLA, OS PAIS E OS ADOLESCENTES ENVOLVIDOS EM SITUAÇÃO DE GRAVIDEZ APRESENTAM COM RELAÇÃO À VIVÊNCIA DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E À INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO CURRÍCULO ESCOLAR. UTILIZA-SE DA METODOLOGIA ETNOGRÁFICA, TENDO COMO CENÁRIO DA INVESTIGAÇÃO UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL, SITUADA NA CIDADE SATÉLITE DE CEILÂNDIA. ATRAVÉS DE ENTREVISTAS, ANÁLISE DOCUMENTAL E OBSERVAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR FORAM CONSIDERADOS E ANALISADOS OS SEGUINTES ASPECTOS: CARACTERIZAÇÃO DO/A ADOLESCENTE ENVOLVIDO/A EM SITUAÇÃO DE GRAVIDEZ; O/A ADOLESCENTE FRENTE À DESCOBERTA DA GRAVIDEZ; O/A ADOLESCENTE E SUA VISÃO DA POSTURA DA FAMÍLIA E DA ESCOLA FRENTE À SUA GRAVIDEZ; O/A ADOLESCENTE ENVOLVIDO/A EM SITUAÇÃO DE GRAVIDEZ E SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA; O/A ADOLESCENTE ENVOLVIDO/A EM SITUAÇÃO DE GRAVIDEZ E SUA PERCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO SEXUAL; A FAMÍLIA E O CASO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA; A FAMÍLIA E A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO SEXUAL; A ESCOLA E OS CASOS DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E; A ESCOLA E SUA PERCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO SEXUAL. A PESQUISA CONSTATA QUE A GRAVIDEZ ENTRE ADOLESCENTES ALTERA OS SEUS PROJETOS DE VIDA, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE ÀS SUAS PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS E PROFISSIONAIS. APONTA A NECESSIDADE DE ESCOLA E DE FAMÍLIA FIRMAREM PARCERIAS NO TRATO DAS QUESTÕES LIGADAS À EDUCAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E JOVENS. DENUNCIA QUE, APESAR DE A ESCOLA RECONHECER A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA COMO UM PROBLEMA SOCIAL, AINDA NÃO SE ENCONTRA TÉCNICA E HUMANAMENTE PREPARADA PARA LIDAR DEVIDAMENTE COM O PROBLEMA. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO CURRÍCULO ESCOLAR, DESDE O ENSINO FUNDAMENTAL ATÉ O ENSINO MÉDIO, PODE REPRESENTAR UM DOS MECANISMOS DE PREVENÇÃO MAIS VIÁVEIS DOS CASOS DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E DE OUTROS PROBLEMAS LIGADOS DIRETA OU INDIRETAMENTE AO EXERCÍCIO DA SEXUALIDADE. CONCLUI QUE, A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO CURRÍCULO ESCOLAR PODERÁ CONTRIBUIR PARA QUE A APRENDIZAGEM SE TORNE MUITO MAIS SIGNIFICATIVA, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS MAIS AFETIVOS, SAUDÁVEIS, LIVRES, ÉTICOS E CONSCIENTES DE SEUS LIMITES, PREPARADOS PARA EXERCER SUA SEXUALIDADE DE MODO PRAZEROSO, HARMONIOSO, RESPONSÁVEL E COM AMOR. | pt_BR |
dc.format.extent | 4845333 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA | pt_BR |
dc.subject | GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO SEXUAL | pt_BR |
dc.subject | CURRÍCULO ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO | pt_BR |
dc.subject.other | GÊNERO - parentalidade juvenil | pt_BR |
dc.title | A EDUCAÇÃO SEXUAL SOBRE PRISMA DA GRAVIDEZ NA ADOLECÊNCIA | pt_BR |