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dc.contributor.advisor | PAIVA, José Maria De | pt_BR |
dc.contributor.author | FOSSA, Angela Marcia | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:32:24Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T18:32:24Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1784 | |
dc.description | TAQUARAL/UNIMEP; INEP | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE TRABALHO PRETENDE CONHECER COMO OS ADOLESCENTES, ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA, PERCEBEM A EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA, E CONTRIBUIR PARA A DESMISTIFICAÇÃO DO ADOLESCENTE COMO "PROBLEMA" E DA SEXUALIDADE COMO "TABU". INICIALMENTE RESGATAMOS OS CONCEITOS DE ADOLESCÊNCIA, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO SEXUAL. APRESENTAMOS OS DEPOIMENTOS, OBTIDOS DE GRUPOS FOCAIS DE ADOLESCENTES, E ANALISAMOS COM ÊNFASE NOS SEGUINTES ASPECTOS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA, EDUCAÇÃO SEXUAL E EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA. A SEXUALIDADE APARECE COMO UMA CARACTERÍSTICA IMPORTANTE NA IDENTIDADE ADOLESCENTE. OS ENTREVISTADOS RECONHECEM QUE HÁ DIFERENÇAS ENTRE SEXO E SEXUALIDADE E CONSTATAMOS QUE ELES TRAZEM O DESEJO DE ROMPER COM A DISCUSSÃO DE SEXUALIDADE LIMITADA E REDUZIDA À GENITALIDADE, À REPRODUÇÃO E AO MEDO DE CONTRAIR AS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS. CONSIDERAM A EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA COMO A OPORTUNIDADE DE OS ADOLESCENTES RECEBEREM INFORMAÇÕES E DISCUTIREM ASSUNTOS QUE GERALMENTE NÃO SÃO TRATADOS NA FAMÍLIA, TAIS COMO RELACIONAMENTO, AMOR, NAMORO, PRAZER, HOMOSSEXUALISMO, ABORTO, MASTURBAÇÃO. ELES TRAZEM MUITAS INFORMAÇÕES PRECONCEITUOSAS SOBRE SEXUALIDADE. A EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA É DESCRITA E LEMBRADA COMO UMA ATIVIDADE OCASIONAL, SEM CONTINUIDADE, MOTIVADA PELAS PERGUNTAS DOS ALUNOS E INTERESSE DE ALGUNS PROFESSORES; PARECE ESTAR ANCORADA NUMA VISÃO BIOLÓGICO-REPRODUTIVA, ESTANDO AUSENTES AS REFLEXÕES DE SEXUALIDADE COMO NECESSIDADE HUMANA, MODULADA POR VALORES SUBJETIVOS E INDIVIDUAIS, DE CUNHO RELIGIOSO, CULTURAL, HISTÓRICO E SOCIAL. DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO SEXUAL E DA ELABORAÇÃO CONJUNTA DAS ATIVIDADES, DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E DA AVALIAÇÃO DAS INTERVENÇÕES COM OS ALUNOS. A ESCOLA É UMA MEDIADORA PRIVILEGIADA NA DISCUSSÃO DA SEXUALIDADE JUNTO AOS ADOLESCENTES, SEM SUBSTITUIR A FAMÍLIA, MAS ASSUMINDO O SEU PAPEL NA TAREFA DE EDUCAR PARA A VIDA, INCLUINDO ASPECTOS RELACIONADOS À AFETIVIDADE, GÊNERO, VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL, COM A FINALIDADE DE DESENVOLVER E FORTALECER O SENSO CRÍTICO NO COTIDIANO, RESGATANDO A AUTO-ESTIMA E A CAPACIDADE DE AÇÃO PARA TRANSFORMAÇÃO DESTA SOCIEDADE. A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES ABRE ESPAÇO PARA INCORPORAR A DISCUSSÃO DA SEXUALIDADE, A COMPREENSÃO DESTA COMO DIMENSÃO HUMANA E INSTRUMENTALIZA OS EDUCADORES PARA TRABALHAR AS CONCEPÇÕES E AS TRANSFORMAÇÕES DA SEXUALIDADE AO LONGO DA VIDA. A PARCERIA COM A FAMÍLIA, COM OS SERVIÇOS DE SAÚDE E OUTRAS INSTITUIÇÕES, É FONTE POTENCIAL DE CONTRIBUIÇÕES PARA O TRABALHO DE EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA. | pt_BR |
dc.format.extent | 516641 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO SEXUAL | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO | pt_BR |
dc.subject.other | GÊNERO - educação sexual | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: UM ESTUDO JUNTO A ADOLESCENTES | pt_BR |