Abstract:
ESTA TESE ANALISA DOIS GRUPOS DE MULHERES QUE CURSAM O ENSINO SUPERIOR EM INSTITUIÇÕES PÚBLICA E PARTICULAR DO RIO DE JANEIRO, PROCURANDO ENTENDER QUAL O SIGNIFICADO DO DIPLOMA PARA ESTAS MULHERES E COMO ESTE FATO ESTÁ RELACIONADO COM AS TEMÁTICAS DA EDUCAÇÃO, FAMÍLIA E CASAMENTO NA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. A ANÁLISE DAS TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS E O RELATO DAS HISTÓRIAS DE VIDA, BRM COMO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SÓCIO-CULTURAL EM 140 ALUNAS UNIVERSITÁRIAS, SENDO 70 DE UMA FACULDADE PARTICULAR DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO(FIA) E 70 DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA (UP) DA REGIÃO CENTRAL DO RIO DE JANEIRO, CONSISTIRAM NAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PARA RESPONDER O QUESTIONAMENTO DE POR QUE TANTAS MULHERES HOJE BUSCAM CONCLUIR UMA GRADUAÇÃO. ESTA PESQUISA REVELA QUE NA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, AS MULHERES ESTÃO CADAVEZ MAIS BUSCANDO NA CONCLUSÃO DO ENSINO SUPERIOR A OPORTUNIDADE DE MUDAREM SEUS PROJETOS DE VIDA, FAMÍLIA E CASAMENTO. ELAS QUEREM LIBERDADE DE PENSAMENTO E AÇÃO. DESEJAM SER PERCEBIDAS COMO INDIVÍDUO CAPAZES DE FAZER ESCOLHAS E TOMAR DECISÕES.