DSpace/Manakin Repository

A Sexualidade na Organização Escolar: Narrativas do Silêncio

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor ALBUQUERQUE, Paulo Henrique Novaes Martins De pt_BR
dc.contributor.author NOVENA, Nádia Patrizia pt_BR
dc.coverage.spatial PE pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:32:20Z
dc.date.available 2009-03-14T18:32:20Z
dc.date.issued 2004 pt_BR
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier Doutorado pt_BR
dc.identifier SOCIOLOGIA pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1765
dc.description Biblioteca Central pt_BR
dc.description.abstract O objetivo central desta pesquisa foi analisar os dispositivos e as representações sociais da sexualidade presentes na organização escolar e suas referências para a produção de subjetividades. Para subsidiar teoricamente este estudo, construímos uma sociologia da sexualidade a partir dos referenciais de Michel Foucault e da sociologia clínica, em particular de Eugène Enriquez. Os procedimentos metodológicos foram estabelecidos a partir de uma tipologia de instâncias: institucional, organizacional e das práticas discursivas. Este estudo aponta para as seguintes considerações: a) a desconsideração das diferentes manifestações da sexualidade, como a homossexualidade e sua estigmatização por parte da organização escolar, gera situações que expressam formas de discriminação e de violência; b) de maneira articulada a este processo, observa-se o silenciamento acerca da sexualidade e de suas múltiplas possibilidades de expressão, revelando uma das operações mais ativamente envolvidas na produção das subjetividades na prática da organização escolar. A representação social da sexualidade na instância institucional indica a sua multiplicidade, apontando diferentes formas de expressão, como a homossexualidade; nas organizações escolares, expressa a sua fixação biologizante e naturalizada; e nos discursos dos adolescentes, são apreendidas como: ficar, virgindade, gravidez na adolescência e homossexualidade. Foram constituídos três grupos para análise: 1° composto de estudantes de 13 a 17 anos, de ambos os sexos, da escola pública estadual (A) e da rede privada (B) do Recife; 2° composto pela direção e professores destas escolas; 3° composto por profissionais que elaboraram o programa de educação sexual das escolas de PE. A apreensão das representações sociais foi feita a partir de técnicas qualitativas, e a análise de conteúdo foi empregada como procedimento de análise. pt_BR
dc.format.extent 997566 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Pernambuco pt_BR
dc.subject SEXUALIDADE pt_BR
dc.subject DISCURSO pt_BR
dc.subject CULTURA POLÍTICA pt_BR
dc.subject.other JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO pt_BR
dc.subject.other GÊNERO - identidades de gênero pt_BR
dc.title A Sexualidade na Organização Escolar: Narrativas do Silêncio pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto