DSpace/Manakin Repository

A SEXUALIDADE NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR: NARRATIVAS DO SILÊNCIO

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor ALBUQUERQUE, Paulo Henrique Novaes Martins De pt_BR
dc.contributor.author NOVENA, Nádia Patrizia pt_BR
dc.coverage.spatial PE pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:32:20Z
dc.date.available 2009-03-14T18:32:20Z
dc.date.issued 2004 pt_BR
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier Doutorado pt_BR
dc.identifier SOCIOLOGIA pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1765
dc.description BIBLIOTECA CENTRAL pt_BR
dc.description.abstract O OBJETIVO CENTRAL DESTA PESQUISA FOI ANALISAR OS DISPOSITIVOS E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA SEXUALIDADE PRESENTES NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E SUAS REFERÊNCIAS PARA A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES. PARA SUBSIDIAR TEORICAMENTE ESTE ESTUDO CONSTRUÍMOS UMA SOCIOLOGIA DA SEXUALIDADE A PARTIR DOS REFERENCIAS DE MICHEL FOUCAULT E DA SOCIOLOGIA CLÍNICA, EM PARTICULAR DE EUGENE ENRIQUEZ. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM ESTABELECIDOS A PARTIR DE UMA TIPOLOGIA DE INSTANCIAS: INSTITUCIONAL ,ORGANIZACIONAL E DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS. ESTE ESTUDO APONTA PARA AS SEGUINTES CONSIDERAÇÕES: A) A DESCONSIDERAÇÃO DAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES DA SEXUALIDADE, COMO A HOMOSSEXUALIDADE E SUA ESTIGMATIZAÇÃO POR PARTE DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR, GERA SITUAÇÕES QUE EXPRESSÃO FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO E DE VIOLÊNCIA; B) DE MANEIRA ARTICULADA A ESTE PROCESSO, OBSERVA-=SE O SILENCIAMENTO ACERCA DA SEXUALIDADE E DE SUAS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE EXPRESSÃO REVELANDO UMA DAS OPERAÇÕES MAIS ATIVAMENTE ENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO DAS SUBJETIVIDADES NA PRÁTICA DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR. A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA SEXUALIDADE NA INSTANCIA INSTITUCIONAL INDICA A SUA MULTIPLICIDADE, APONTANDO DIFERENTES FORMAS DE EXPRESSÃO COMO A HOMOSSEXUALIDADE; NAS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES, EXPRESSA A SUA FIXAÇÃO BIOLOGIZANTE E NATURALIZADA; E NOS DISCURSOS DOS ADOLESCENTES, SÃO APREENDIDAS COMO: FICAR, VIRGINDADE, GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E HOMOSSEXUALIDADE. FORAM CONSTITUÍDOS TRÊS GRUPOS PARA ANÁLISE: 1° COMPOSTO DE ESTUDANTES DE 13 A 17 ANOS, DE AMBOS OS SEXOS, DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL (A) E DA REDE PRIVADA (B) DO RECIFE; 2° COMPOSTO PELA DIREÇÃO E PROFESSORES DESTAS ESCOLAS; 3° COMPOSTO POR PROFISSIONAIS QUE ELABORARAM O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO SEXUAL DAS ESCOLAS DE PE. A APREENSÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS FOI FEITA A PARTIR DE TÉCNICAS QUALITATIVAS E A ANÁLISE DE CONTEÚDO FOI EMPREGADA COMO PROCEDIMENTO DE ANÁLISE. pt_BR
dc.format.extent 997566 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO pt_BR
dc.subject SEXUALIDADE pt_BR
dc.subject DISCURSO pt_BR
dc.subject CULTURA POLÍTICA pt_BR
dc.subject.other JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO pt_BR
dc.subject.other GÊNERO - identidades de gênero pt_BR
dc.title A SEXUALIDADE NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR: NARRATIVAS DO SILÊNCIO pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto