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AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO DAS ALUNAS E DOS ALUNOS DAS 7ª E 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

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dc.contributor.advisor SIQUEIRA, Maria Luiza Neto pt_BR
dc.contributor.author BARBOZA, Roberta De Granville pt_BR
dc.coverage.spatial PE pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:32:18Z
dc.date.available 2009-03-14T18:32:18Z
dc.date.issued 2003 pt_BR
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1758
dc.description BIBLIOTECAS CENTRAL E SETORIAL DE EDUCAÇÃO DA UFPE pt_BR
dc.description.abstract ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO DAS ALUNAS E DOS ALUNOS DAS SÉTIMAS E DAS OITAVAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. DESSA FORMA, PROCURAMOS PROBLEMATIZAR AS INTERPRETAÇÕES DESSES SUJEITOS ACERCA DO MASCULINO E DO FEMININO NAS SITUAÇÕES DE AULA, EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS DE ENSINO, NA FORMA COMO ESSES SUJEITOS SE DISPÕEM NO ESPAÇO FÍSICO DA AULA E NO MOMENTO EM QUE SE AGRUPAM PARA REALIZAÇÕES DE TRABALHOS E ATIVIDADES. PARA ISSO, RECORREMOS A UM PERCURSO TEÓRICO ENFATIZANDO DUAS PERSPECTIVAS: A DE GÊNERO, UTILIZANDO A ABORDAGEM DE GUACIRA LOURO E JOAN SCOTT, E A DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SEGUNDO A ABORDAGEM DE SERGE MOSCOVICI. PARA FUNDAMENTAR AS DISCUSSÕES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA, PROCURAMOS ESTABELECER UM DIÁLOGO ENTRE ESSES REFERENCIAIS E A ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA, CRIADA PELO COLETIVO DE AUTORES. NA PESQUISA, SEGUIMOS UM CAMINHO METODOLÓGICO, O QUAL PARTIU DA ANÁLISE DO GRANDE GRUPO (OBSERVAÇÕES), PASSANDO POR PEQUENOS GRUPOS (ASSOCIAÇÃO LIVRE) ATÉ A ANÁLISE INDIVIDUAL (ENTREVISTAS). OS RESULTADOS OBTIDOS REVELARAM UMA REPRESENTAÇÃO SOBRE MASCULINIDADE, FEMINILIDADE, IDENTIDADE E PRECONCEITO, DE FORMA POLARIZADA, FENÔMENO ESSE QUE SE CONFIGUROU COMO O NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES DOS SUJEITOS. ENCONTRAMOS, TAMBÉM, POR PARTE DOS SUJEITOS O RECONHECIMENTO DESSAS QUESTÕES, DE FORMA A OSCILAR ENTRE O "NATURAL" E O "CULTURAL". ESSE FENÔMENO SE CONFIGUROU COMO OS ELEMENTOS PERIFÉRICOS DAS REPRESENTAÇÕES DOS SUJEITOS. DIANTE DAS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO REVELADAS PELO GRUPO, APONTAMOS A NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO DAS DISCUSSÕES NO INTERIOR DA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICO-SUPEREDORA, A FIM DE ARTICULAR OS SEUS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS ÀS QUESTÕES DE GÊNERO, VISLUMBRANDO UMA EDUCAÇÃO FÍSICA TRANSFORMADORA E PLURAL. pt_BR
dc.format.extent 978919 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO pt_BR
dc.subject REPRESENTAÇÕES SOCIAIS pt_BR
dc.subject GÊNERO pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO FÍSICA pt_BR
dc.subject CURRÍCULO ESCOLAR pt_BR
dc.subject.other JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO pt_BR
dc.subject.other GÊNERO - gênero e escola pt_BR
dc.title AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO DAS ALUNAS E DOS ALUNOS DAS 7ª E 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA pt_BR


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