Abstract:
ESTA DISSERTAÇÃO BUSCOU INTERPRETAR AS EXPERIÊNCIAS DE UM GRUPO DE MULHERES NEGRAS ADOLESCENTES, COM RELAÇÃO AO PRECONCEITO, A DISCRIMINAÇÃO E AO RACISMO QUE COTIDIANAMENTE PERMEIAM AS RELAÇÕES SOCIAIS E, O PAPEL DESEMPENHADO PELA FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DE SUAS IDENTIDADES. FOI UMA TENTATIVA DE APREENDER COMO ESSAS MULHERES ADQUIREM CONDIÇÕES NÃO SOMENTE PARA DESCONSTRUIR OS ESTIGMAS E ESTEREÓTIPOS PRESENTES NO IMAGINÁRIO SOCIAL, MAS TAMBÉM PARA RESSIGNIFICAR O SER NEGRO E FAZER PLANOS PARA O FUTURO NOS QUAIS EXPRESSAM UMA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL. OS RECURSOS DA HISTÓRIA ORAL FORAM IMPORTANTES PARA CAPTAR E INTERPRETAR OS ASPECTOS SIGNIFICATIVOS DE SUAS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS EM CONTEXTOS SOCIAIS QUE AS SUBESTIMAM E OUTROS, EM QUE SE SENTEM VALORIZADAS E CONTRIBUEM, ASSIM, PARA O FORTALECIMENTO DA AUTO-ESTIMA E AUTO-CONFIANÇA.