DSpace Repository

A participação da escola na produção da identidade sexual do adolescente

Show simple item record

dc.contributor.advisor PRATA, Maria Regina Dos Santos pt_BR
dc.contributor.author ADOLPH, Claudio Fernando pt_BR
dc.coverage.spatial RJ pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:32:13Z
dc.date.available 2009-03-14T18:32:13Z
dc.date.issued 2004 pt_BR
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1730
dc.description Biblioteca Setorial Mestrado pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa investiga como a discussão da sexualidade na escola influencia a conduta e a produção da identidade sexual de alunos de 13 a 17 anos, a partir da percepção destes. A intenção foi compreender de que modo a escola, como instância de formação educativa e de produção de identidades, participa da forma pela qual os adolescentes vivenciam sua sexualidade. Tomou-se como embasamento teórico autores como Foucault (1977), Deleuze (1992), Giddens (2002), Lopes Louro (2000), entre outros. Foram aplicados 84 questionários mistos com 11 perguntas a alunos de 7ª série de uma escola pública de São Gonçalo e de uma escola particular de Niterói. Foi feito um levantamento de percentagens e, nas justificativas das perguntas abertas, foi realizada uma análise categorial temática formando-se as seguintes categorias: "Valorização das informações", "Limitações da escola" e "Diversidade de concepções". A primeira reflete a importância atribuída às informações recebidas, em particular as associadas à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e à gravidez. A segunda se refere às limitações para a transmissão de informações sobre a sexualidade na escola. A categoria "Diversidade de concepções" indica como os alunos percebem as transformações ocorridas em relação à educação sexual, em comparação com a geração de seus avós e pais. Os resultados indicaram que a escola não é considerada como um lugar privilegiado na produção da identidade sexual dos adolescentes, uma vez que os meios de comunicação e a família são igualmente importantes. A naturalidade com a qual a temática da sexualidade é abordada pelos adolescentes parece refletir transformações na cultura, representadas pela passagem de um modelo disciplinar rígido para a ausência de modelos rígidos, e pela importância de se preservar dos riscos associados às práticas sexuais. A importância destes cuidados fez com que esta temática entrasse nas escolas, como parte das políticas que envolvem a prevenção e a saúde sexual para os adolescentes, tornando-os responsáveis pelos seus atos e por sua sexualidade. pt_BR
dc.format.extent 962951 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ pt_BR
dc.subject PRÁTICAS ESCOLARES pt_BR
dc.subject PRODUÇÃO DA IDENTIDADE pt_BR
dc.subject SEXUALIDADE pt_BR
dc.subject.other JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO pt_BR
dc.subject.other GÊNERO - identidades de gênero pt_BR
dc.title A participação da escola na produção da identidade sexual do adolescente pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context