DSpace/Manakin Repository

A PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA NA PRODUÇÃO DA IDENTIDADE SEXUAL DO ADOLESCENTE

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor PRATA, Maria Regina Dos Santos pt_BR
dc.contributor.author ADOLPH, Claudio Fernando pt_BR
dc.coverage.spatial RJ pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:32:13Z
dc.date.available 2009-03-14T18:32:13Z
dc.date.issued 2004 pt_BR
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1730
dc.description BIBLIOTECA SETORIAL MESTRADO pt_BR
dc.description.abstract A PESQUISA INVESTIGA COMO A DISCUSSÃO DA SEXUALIDADE NA ESCOLA INFLUENCIA A CONDUTA E A PRODUÇÃO DA IDENTIDADE SEXUAL DE ALUNOS DE 13 A 17 ANOS, A PARTIR DA PERCEPÇÃO DESTES. A INTENÇÃO FOI COMPREENDER DE QUE MODO A ESCOLA, COMO INSTÂNCIA DE FORMAÇÃO EDUCATIVA E DE PRODUÇÃO DE IDENTIDADES, PARTICIPA DA FORMA PELA QUAL OS ADOLESCENTES VIVENCIAM SUA SEXUALIDADE. TOMOU-SE COMO EMBASAMENTO TEÓRICO AUTORES COMO FOUCAULT, (1977); DELEUZE, (1992); GIDDENS, (2002); LOPES LOURO, (2000), ENTRE OUTROS. FORAM APLICADOS 84 QUESTIONÁRIOS MISTOS COM 11 PERGUNTAS A ALUNOS DE 7A SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO GONÇALO E DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE NITERÓI. FOI FEITO UM LEVANTAMENTO DE PERCENTAGENS E, NAS JUSTIFICATIVAS DAS PERGUNTAS ABERTAS, FOI REALIZADA UMA ANÁLISE CATEGORIAL TEMÁTICA FORMANDO-SE AS SEGUINTES CATEGORIAS: "VALORIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES", "LIMITAÇÕES DA ESCOLA" E "DIVERSIDADE DE CONCEPÇÕES". A PRIMEIRA REFLETE A IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA ÀS INFORMAÇÕES RECEBIDAS, EM PARTICULAR AS ASSOCIADAS À PREVENÇÃO DAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E À GRAVIDEZ. A SE REFERE ÀS LIMITAÇÕES PARA A TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE A SEXUALIDADE NA ESCOLA. A CATEGORIA "DIVERSIDADE DE CONCEPÇÕES" INDICA COMO OS ALUNOS PERCEBEM AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO SEXUAL, EM COMPARAÇÃO COM A GERAÇÃO DE SEUS AVÓS E PAIS. OS RESULTADOS INDICARAM QUE A ESCOLA NÃO É CONSIDERADA COMO UM LUGAR PRIVILEGIADO NA PRODUÇÃO DA IDENTIDADE SEXUAL DOS ADOLESCENTES, UMA VEZ QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E A FAMÍLIA SÃO IGUALMENTE IMPORTANTES. A NATURALIDADE COM A QUAL A TEMÁTICA DA SEXUALIDADE É ABORDADA PELOS ADOLESCENTES PARECE REFLETIR TRANSFORMAÇÕES NA CULTURA REPRESENTADAS PELA PASSAGEM DE UM MODELO DISCIPLINAR RÍGIDO PARA A AUSÊNCIA DE MODELOS RÍGIDOS E PELA IMPORTÂNCIA DE SE PRESERVAR DOS RISCOS ASSOCIADOS ÀS PRÁTICAS SEXUAIS. A IMPORTÂNCIA DESTES CUIDADOS FEZ COM QUE ESTA TEMÁTICA ENTRASSE NAS ESCOLAS, COMO PARTE DAS POLÍTICAS QUE ENVOLVEM A PREVENÇÃO E A SAÚDE SEXUAL PARA OS ADOLESCENTES, TORNANDO-OS RESPONSÁVEIS PELOS SEUS ATOS E POR SUA SEXUALIDADE. pt_BR
dc.format.extent 962951 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ pt_BR
dc.subject PRÁTICAS ESCOLARES pt_BR
dc.subject PRODUÇÃO DA IDENTIDADE pt_BR
dc.subject SEXUALIDADE pt_BR
dc.subject.other JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO pt_BR
dc.subject.other GÊNERO - identidades de gênero pt_BR
dc.title A PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA NA PRODUÇÃO DA IDENTIDADE SEXUAL DO ADOLESCENTE pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto