Repositorio Dspace

JOVENS PENTECOSTAL E ESCOLA NOTURNA: SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS PRÁTICAS ESCOLARES

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor SOARES, Leoncio Jose Gomes pt_BR
dc.contributor.author OLIVEIRA, Heli Sabino De pt_BR
dc.coverage.spatial MG pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:30:39Z
dc.date.available 2009-03-14T18:30:39Z
dc.date.issued 2000 pt_BR
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1651
dc.description BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.description.abstract DIARIAMENTE, CERTOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO NOTURNO PERTENCENTES AO PENTECOSTALISMO UTILIZAM O RECREIO ESCOLAR PARA CANTAR, ORAR E FAZER PROSELITISMO ESCOLAR. ALÉM DISSO, ELES CONTESTAM, VIA DE REGRA, OS CONHECIMENTOS E AS ATIVIDADES ESCOLARES QUE NÃO ESTÃO DE ACORDO COM SEUS PRÓPRIOS PRINCÍPIOS. ESTE FATO TEM PROVOCADO UMA CERTA ESTRANHEZA DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO A ESSES JOVENS: PROFESSORES QUE, EM REUNIÃO PEDAGÓGICA, DEFINEM, DE MODO AMBIVALENTE, OS JOVENS PENTECOSTAIS. DE UM LADO, ESSES ALUNOS SÃO CARACTERIZADOS COMO EXEMPLOS DE COMPORTAMENTOS ESTUDANTIS QUE DEVEM SER SEGUIDOS. AFINAL, DURANTE AS EXPLICAÇÕES, ESSES ALUNOS FICAM, GERALMENTE, EM SILÊNCIO E PROCURAM, NO MOMENTO DOS EXERCÍCIOS PROPOSTOS, REALIZÁ-LOS PRONTAMENTE. POR OUTRO LADO, PARA EXPLICAR AS CAUSAS DA DISCORDÂNCIA DESSES ALUNOS EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES PROPOSTAS, OS PROFESSORES, NÃO RARO, UTILIZAM EXPRESSÕES DO TIPO " ELES POSSUEM VISEIRA", "ELES SÃO ALIENADOS", "ELES SOFRERAM LAVAGEM CEREBRAL DE SUAS IGREJAS". ENTRETANTO, COMO ESSES ALUNOS INTERPRETAM AS SUAS RELAÇÕES SOCIAIS NO INTERIOR DA ESCOLA? O QUE LEVA ESSES ALUNOS A SE APROPRIAREM DE CERTOS ESPAÇOS E TEMPO DE ESCOLARIZAÇÃO PARA REALIZAR ATIVIADES DE CUNHO ESTRITAMENTE RELIGIOSO? POR QUE ESSES JOVENS SE SENTEM NO DIREITO OU NA OBRIGAÇÃO DE DISCORDAR DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PELA INSTITUIÇÃO ESCOLAR? EM OUTRAS PALAVRAS, QUAIS OS SIGNIFICADOS QUE OS JOVENS PENTECOSTAIS ATRIBUEM ÁS SUAS PRÁTICAS ESCOLARES? O PRESENTE TRABALHO VISA RESPONDER A ESSAS INDAGAÇÕES. PARA TANTO, PROCUREI OBSERVAR ESSES ALUNOS, AO LONGO DO ANO DE 1999, EM VÁRIAS SITUAÇÕES NO INTERIOR DA ESCOLA. TENTANDO COMPREENDER O PORQUÊ DE CERTOS TEMPOS E ESPAÇOS SEREM REDEFINIDOS POR ESSES ALUNOS, ASSISTI, ENTRE OS MESES DE ABRIL E DEZEMBRO, AOS CULTOS DESSES ALUNOS DURANTE O RECREIO, PELO MENOS DUAS VEZES POR SEMANA. ALÉM DISSO, A FIM DE PERCEBER COMO OS JOVENS PENTECOSTAIS SE ENVOLVEM COM AS ATIVIDADES EXTRA-SALAS PROPOSTAS PELO ESTABELECIMENTO DE ENSINO QUE ESSES ALUNOS ESTAVAM INSERIDOS, ACOMPANHEI AS SEGUINTES ATIVIDADES: CAMPEONATO DE FUTEBOL, FESTA JUNINA E GINCANA. pt_BR
dc.format.extent 1048576 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS pt_BR
dc.subject ESCOLA NOTURNA pt_BR
dc.subject PENTECOSTALISMO pt_BR
dc.subject IDENTIDADE pt_BR
dc.subject.other JOVENS E RELIGIÃO pt_BR
dc.title JOVENS PENTECOSTAL E ESCOLA NOTURNA: SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS PRÁTICAS ESCOLARES pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto