Abstract:
TENDO COMO PANO DE FUNDO A VISIBILIDADE ALCANÇADA PELOS EVANGÉLICOS EM DÉCADAS RECENTES, TANTO PELO SEU EXTRAORDINÁRIO CRESCIMENTO NUMÉRICO, QUANTO PELA SUA SURPREENDENTE PRESENÇA NO CAMPO POLÍTICO, O TRABALHO PROCURA ANALISAR, DENTRO DO CAMPO NEOPENTECOSTAL, A ESPECIFICIDADE DA IGREJA RENASCER EM CRISTO. AO MESMO TEMPO QUE ELA APRESENTA UM DISCURSO VOLTADO PARA JOVENS E EMPRESÁRIOS DE CLASSE MÉDIA, COM UMA ESTÉTICA QUE COMBINA DE FORMA INÉDITA O SAGRADO COM ELEMENTOS DA INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO E DA COMUNICAÇÃO DE MASSA, CONSTITUI-SE COMO UM PODEROSO EMPREENDIMENTO GERENCIADO SEGUNDO UMA RACIONALIDADE EMPRESARIAL MODERNA. SUA CAPACIDADE DE MOBILIZAÇÃO SE MANIFESTA ATRAVÉS DE MEGAEVENTOS, QUE AMPLIAM AINDA MAIS SUA VISIBILIDADE, ESTENDENDO SUA INFLUÊNCIA ALÉM DOS SEUS LIMITES INSTITUCIONAIS. É ESSE PODER DE MOBILIZAÇÃO QUE O CAMPO POLÍTICO-PARTIDÁRIO TENTA APROPRIAR, SEM TER, CONTUDO, O MESMO ÊXITO QUE O EMPREENDIMENTO RELIGIOSO, JÁ QUE A CAPACIDADE DE ARREGIMENTAÇÃO QUE A IGREJA DEMONSTRAR POSSUIR, SE FUNDA NO SAGRADO E PARA ELE RETORNA. O QUE ESTÁ EM JOGO, MAIS DO QUE O PODER POLÍTICO, É O PODER SIMBÓLICO, OU SEJA, A CAPACIDADE DO DISCURSO RELIGIOSO DE ENCAMPAR NA SUA LÓGICA SEGMENTOS CADA VEZ MAIS AMPLOS DA EXPERIÊNCIA DE VIDA, EM DOMÍNIOS CONSIDERADOS PROFANOS, E CONFERIR-LHES NOVOS SIGNIFICADOS, FRENTE ÀS INCERTEZAS DE UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO.