dc.contributor.advisor |
MAFRA, Leila De Alvarenga |
pt_BR |
dc.contributor.author |
BENFICA, Welessandra Aparecida |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
MG |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T18:29:53Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T18:29:53Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1621 |
|
dc.description |
PUC MINAS |
pt_BR |
dc.description.abstract |
ESTA PESQUISA PROCUROU APREENDER E ANALISAR OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À ESCOLA E À EXPERIÊNCIA ESCOLAR POR ALUNOS DE UMA ESCOLA RURAL SITUADA NA REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO MACUCO NO MUNICÍPIO DE ITABIRA, MINAS GERAIS. PRETENDEU-SE AINDA CONHECER AS EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS E EDUCACIONAIS DESSES ALUNOS, BEM COMO O VALOR SOCIAL ATRIBUÍDO POR SUAS FAMÍLIAS EM RELAÇÃO À ESCOLA RURAL, AO CONHECIMENTO ESCOLAR E AS PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DE SEUS FILHOS. A ESCOLA INVESTIGADA SE VINCULA À POLÍTICA DE NUCLEAÇÃO RURAL DO MUNICÍPIO. A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO FOI REALIZADA A PARTIR DE OBSERVAÇÕES DO ESPAÇO ESCOLAR, DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM 6 ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS E A ANÁLISE DE FONTES DOCUMENTAIS OBTIDAS JUNTO À SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE ITABIRA E DA ESCOLA PESQUISADA. AS SEGUINTES QUESTÕES ORIENTARAM ESSA PESQUISA: QUE TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS CARACTERIZARAM O DESENVOLVIMENTO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 1930 AO MOMENTO ATUAL? QUEM SÃO OS ALUNOS DO MEIO RURAL E O QUE ESPERAM DA ESCOLA E DO CONHECIMENTO ESCOLAR? COMO A ESCOLA INFLUENCIA OS PLANOS FUTUROS E EXPECTATIVAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS DESSES ALUNOS?QUE SENTIDOS E SIGNIFICADOS SÃO ATRIBUÍDOS À ESCOLA E AO CONHECIMENTO ESCOLAR POR SUAS FAMÍLIAS? AS CONCLUSÕES DESSE ESTUDO APONTAM PARA A CONFIGURAÇÃO DE UMA NOVA ESCOLA NO MEIO RURAL, QUE EM SUA SINGULARIDADE, ASSUME IMPORTÂNCIA VITAL PARA OS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS. ELA É VISTA COMO UMA POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE UM FUTURO MAIS PROMISSOR E COMO UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM EM QUE É POSSÍVEL FAZER AMIGOS E DESENVOLVER A AUTONOMIA. A ESCOLA JÁ NÃO É MAIS A CIVILIZADORA DE UMA CRIANÇA INCULTA QUE RESIDE NO MEIO RURAL E NÃO É SUBSTITUÍDA PELO TRABALHO NA PERCEPÇÃO DOS ENTREVISTADOS. ESSA ESCOLA TEM UM CARÁTER MULTIDIMENSIONAL PARA OS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS E ISSO FAZ DELA UM LUGAR ONDE É POSSÍVEL APRENDER E SER FELIZ. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1381131 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS |
pt_BR |
dc.subject |
ESCOLA RURAL |
pt_BR |
dc.subject |
EXPERIÊNCIAS DE VIDA |
pt_BR |
dc.subject |
SOCIOLOGIA EDUCACIONAL |
pt_BR |
dc.subject.other |
JUVENTUDE RURAL |
pt_BR |
dc.title |
A ESCOLA RURAL NA DÉCADA DE 90: EXPECTATIVAS E SIGNIFICADOS DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR PARA OS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS |
pt_BR |