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A ESCOLA RURAL NA DÉCADA DE 90: EXPECTATIVAS E SIGNIFICADOS DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR PARA OS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS

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dc.contributor.advisor MAFRA, Leila De Alvarenga pt_BR
dc.contributor.author BENFICA, Welessandra Aparecida pt_BR
dc.coverage.spatial MG pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:29:53Z
dc.date.available 2009-03-14T18:29:53Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1621
dc.description PUC MINAS pt_BR
dc.description.abstract ESTA PESQUISA PROCUROU APREENDER E ANALISAR OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À ESCOLA E À EXPERIÊNCIA ESCOLAR POR ALUNOS DE UMA ESCOLA RURAL SITUADA NA REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO MACUCO NO MUNICÍPIO DE ITABIRA, MINAS GERAIS. PRETENDEU-SE AINDA CONHECER AS EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS E EDUCACIONAIS DESSES ALUNOS, BEM COMO O VALOR SOCIAL ATRIBUÍDO POR SUAS FAMÍLIAS EM RELAÇÃO À ESCOLA RURAL, AO CONHECIMENTO ESCOLAR E AS PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DE SEUS FILHOS. A ESCOLA INVESTIGADA SE VINCULA À POLÍTICA DE NUCLEAÇÃO RURAL DO MUNICÍPIO. A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO FOI REALIZADA A PARTIR DE OBSERVAÇÕES DO ESPAÇO ESCOLAR, DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM 6 ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS E A ANÁLISE DE FONTES DOCUMENTAIS OBTIDAS JUNTO À SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE ITABIRA E DA ESCOLA PESQUISADA. AS SEGUINTES QUESTÕES ORIENTARAM ESSA PESQUISA: QUE TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS CARACTERIZARAM O DESENVOLVIMENTO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 1930 AO MOMENTO ATUAL? QUEM SÃO OS ALUNOS DO MEIO RURAL E O QUE ESPERAM DA ESCOLA E DO CONHECIMENTO ESCOLAR? COMO A ESCOLA INFLUENCIA OS PLANOS FUTUROS E EXPECTATIVAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS DESSES ALUNOS?QUE SENTIDOS E SIGNIFICADOS SÃO ATRIBUÍDOS À ESCOLA E AO CONHECIMENTO ESCOLAR POR SUAS FAMÍLIAS? AS CONCLUSÕES DESSE ESTUDO APONTAM PARA A CONFIGURAÇÃO DE UMA NOVA ESCOLA NO MEIO RURAL, QUE EM SUA SINGULARIDADE, ASSUME IMPORTÂNCIA VITAL PARA OS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS. ELA É VISTA COMO UMA POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE UM FUTURO MAIS PROMISSOR E COMO UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM EM QUE É POSSÍVEL FAZER AMIGOS E DESENVOLVER A AUTONOMIA. A ESCOLA JÁ NÃO É MAIS A CIVILIZADORA DE UMA CRIANÇA INCULTA QUE RESIDE NO MEIO RURAL E NÃO É SUBSTITUÍDA PELO TRABALHO NA PERCEPÇÃO DOS ENTREVISTADOS. ESSA ESCOLA TEM UM CARÁTER MULTIDIMENSIONAL PARA OS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS E ISSO FAZ DELA UM LUGAR ONDE É POSSÍVEL APRENDER E SER FELIZ. pt_BR
dc.format.extent 1381131 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS pt_BR
dc.subject ESCOLA RURAL pt_BR
dc.subject EXPERIÊNCIAS DE VIDA pt_BR
dc.subject SOCIOLOGIA EDUCACIONAL pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE RURAL pt_BR
dc.title A ESCOLA RURAL NA DÉCADA DE 90: EXPECTATIVAS E SIGNIFICADOS DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR PARA OS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS pt_BR


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