Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | MAFRA, Leila De Alvarenga | pt_BR |
dc.contributor.author | BENFICA, Welessandra Aparecida | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MG | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:29:53Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T18:29:53Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1621 | |
dc.description | PUC MINAS | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTA PESQUISA PROCUROU APREENDER E ANALISAR OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À ESCOLA E À EXPERIÊNCIA ESCOLAR POR ALUNOS DE UMA ESCOLA RURAL SITUADA NA REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO MACUCO NO MUNICÍPIO DE ITABIRA, MINAS GERAIS. PRETENDEU-SE AINDA CONHECER AS EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS E EDUCACIONAIS DESSES ALUNOS, BEM COMO O VALOR SOCIAL ATRIBUÍDO POR SUAS FAMÍLIAS EM RELAÇÃO À ESCOLA RURAL, AO CONHECIMENTO ESCOLAR E AS PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DE SEUS FILHOS. A ESCOLA INVESTIGADA SE VINCULA À POLÍTICA DE NUCLEAÇÃO RURAL DO MUNICÍPIO. A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO FOI REALIZADA A PARTIR DE OBSERVAÇÕES DO ESPAÇO ESCOLAR, DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM 6 ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS E A ANÁLISE DE FONTES DOCUMENTAIS OBTIDAS JUNTO À SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE ITABIRA E DA ESCOLA PESQUISADA. AS SEGUINTES QUESTÕES ORIENTARAM ESSA PESQUISA: QUE TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS CARACTERIZARAM O DESENVOLVIMENTO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 1930 AO MOMENTO ATUAL? QUEM SÃO OS ALUNOS DO MEIO RURAL E O QUE ESPERAM DA ESCOLA E DO CONHECIMENTO ESCOLAR? COMO A ESCOLA INFLUENCIA OS PLANOS FUTUROS E EXPECTATIVAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS DESSES ALUNOS?QUE SENTIDOS E SIGNIFICADOS SÃO ATRIBUÍDOS À ESCOLA E AO CONHECIMENTO ESCOLAR POR SUAS FAMÍLIAS? AS CONCLUSÕES DESSE ESTUDO APONTAM PARA A CONFIGURAÇÃO DE UMA NOVA ESCOLA NO MEIO RURAL, QUE EM SUA SINGULARIDADE, ASSUME IMPORTÂNCIA VITAL PARA OS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS. ELA É VISTA COMO UMA POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE UM FUTURO MAIS PROMISSOR E COMO UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM EM QUE É POSSÍVEL FAZER AMIGOS E DESENVOLVER A AUTONOMIA. A ESCOLA JÁ NÃO É MAIS A CIVILIZADORA DE UMA CRIANÇA INCULTA QUE RESIDE NO MEIO RURAL E NÃO É SUBSTITUÍDA PELO TRABALHO NA PERCEPÇÃO DOS ENTREVISTADOS. ESSA ESCOLA TEM UM CARÁTER MULTIDIMENSIONAL PARA OS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS E ISSO FAZ DELA UM LUGAR ONDE É POSSÍVEL APRENDER E SER FELIZ. | pt_BR |
dc.format.extent | 1381131 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS | pt_BR |
dc.subject | ESCOLA RURAL | pt_BR |
dc.subject | EXPERIÊNCIAS DE VIDA | pt_BR |
dc.subject | SOCIOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE RURAL | pt_BR |
dc.title | A ESCOLA RURAL NA DÉCADA DE 90: EXPECTATIVAS E SIGNIFICADOS DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR PARA OS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS | pt_BR |