Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Maria Inez Da Silva De Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | FARIA, Ivan | pt_BR |
dc.coverage.spatial | BA | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:29:52Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T18:29:52Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1618 | |
dc.description | BIBLIOTECA ANÍSIO TEIXEIRA-FACED E BIBLIOTECA CENTRAL DA UFB | pt_BR |
dc.description.abstract | O PRESENTE TRABALHO DISCUTE A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE VIDA ENTRE JOVENS DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO DISTRITO RURAL DE SANTIAGO DO IGUAPE, MUNICÍPIO DE CACHOEIRA, BAHIA. A DISSERTAÇÃO SE INICIA COM UMA CONTEXTUALIZAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO, DIVIDIDA EM TRÊS EIXOS. NO PRIMEIRO, SÃO DISCUTIDAS AS IMPLICAÇÕES DO PESQUISADOR A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO PARAGUAÇU, ATIVIDADE DE EXTENSÃO QUE DEU ORIGEM À PESQUISA. NO SEGUNDO, SANTIAGO DO IGUAPE É TOMADA COMO LOCUS PARA PENSAR O MUNDO CONTEMPORÂNEO FOCALIZANDO TEMAS COMO HISTÓRIA, TRABALHO, COMUNIDADE, RELAÇÃO LOCAL-GLOBAL E DILUIÇÃO DE FRONTEIRAS ENTRE O RURAL E O URBANO. NO ÚLTIMO, AS ESCOLAS DOS POVOADOS DO CAONGE E DO ENGENHO DA PONTE SERVEM DE MOTE PARA TRATAR DE QUESTÕES COMO CURRÍCULO, COTIDIANO, EDUCAÇÃO DO CAMPO E RELAÇÃO ESCOLA-TRABALHO. DEPOIS A PESQUISA APRESENTA OS CONCEITOS DE PROJETO E DE JUVENTUDE, PARA DISCUTIR COMO OS JOVENS QUILOMBOLAS CONSTROEM SEUS PROJETOS DE VIDA, TENSIONANDO AS RELAÇÕES ENTRE TRABALHO, EDUCAÇÃO E COMUNIDADE. A OPÇÃO METODOLÓGICA É A ETNOPESQUISA CRÍTICA, CONTEMPLANDO UMA ETAPA RETROSPECTIVA DE INVESTIGAÇÃO DAS PROPOSIÇÕES DO PROJETO PARAGUAÇU E OUTRA DE CARÁTER PROSPECTIVO PARA ADENTRAR OS UNIVERSOS DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO. DURANTE A PESQUISA FOI IDENTIFICADO QUE A JUVENTUDE LOCAL VIVENCIA UM AUMENTO DA TENSÃO ENTRE PERMANECER OU MIGRAR DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS, DEVIDO A QUESTÕES LIGADAS ÀS ESFERAS DO TRABALHO (REDUÇÃO NA PRODUTIVIDADE DA PESCA, DIFICULDADES COM A PRODUÇÃO E O ESCOAMENTO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS E AUSÊNCIA DE EMPREGOS PARA JOVENS QUE CONCLUEM O ENSINO MÉDIO); DA EDUCAÇÃO (AS ESCOLAS TÊM DIFICULDADE DE VEICULAR SABERES E VALORES QUE CONTRIBUAM PARA A FIXAÇÃO DO JOVEM NO CAMPO, ALÉM DE NÃO GARANTIREM UMA FORMAÇÃO ADEQUADA PARA QUEM DESEJA PARTIR PARA A CIDADE) E DA AFLUÊNCIA DE VALORES ?URBANOS? PARA O CAMPO. | pt_BR |
dc.format.extent | 2205042 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.subject | JUVENTUDE RURAL | pt_BR |
dc.subject | PROJETOS DE VIDA | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO NO CAMPO | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE RURAL | pt_BR |
dc.title | PROJETOS DE VIDA E JUVENTUDE : UM DIÁLOGO ENTRE A ESCOLA, O TRABALHO E O ?MUNDO? : (UMA EXPERIÊNCIA DE ETNOPESQUISA NO VALE DO IGUAPE) | pt_BR |