dc.description.abstract |
TRABALHO QUE BUSCA ANALISAR E DISCUTIR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM TORNO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR, DE JOVENS E ADULTOS ASSENTADOS DA REFORMA AGRÁRIA, DA AGROVILA SANTA LUZIA, ASSENTAMENTO MODELO, DO MUNICÍPIO DE JOÃO CÂMARA ? RN. PARA ISSO, RECORREU-SE A UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, COM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, COM TESTES DE ASSOCIAÇÃO LIVRE, A REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS E CONVERSAS INFORMAIS COM SUJEITOS DIVERSOS, ESCOLHIDOS ALEATORIAMENTE, ALÉM DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, REUNINDO JOVENS E ADULTOS (HOMENS E MULHERES) DA COMUNIDADE. ESSE PROCESSO FOI ORIENTADO POR UM ROTEIRO SEGUNDO O QUAL OS SUJEITOS REMEMORARAM SEU PASSADO ANTERIORMENTE À CONQUISTA DA TERRA, INCLUSIVE SEUS (FRÁGEIS) CONTATOS COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR NESSE PERÍODO E O COTIDIANO DE TRABALHO AO LADO DOS PAIS PARA GARANTIR A SOBREVIVÊNCIA DA FAMÍLIA; RELEMBRARAM O PROCESSO DE LUTA, OCUPAÇÃO E CONQUISTA DA TERRA, E JUNTO COM ELA A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DO ASSENTAMENTO; OS ATUAIS DESAFIOS E DILEMAS DE CONSOLIDAÇÃO DA COMUNIDADE; E, POR FIM, QUE EXPECTATIVAS NUTREM EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA SI E PARA SEUS FILHOS. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ASSENTADOS ACERCA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR SE ESTRUTURAM SOBRE QUARO EIXOS: A SUA MEMÓRIA EXPERIENCIAL, ISTO É, A REMEMORAÇÃO DE SUA TRAJETÓRIA ANTERIOR DE EXCLUSÃO DO DIREITO À ESCOLA; SUAS EXPECTATIVAS SUBJETIVAS QUANTO À SATISFAÇÃO DE SUAS NECESSIDADES IMEDIATAS PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR; SUAS EXPECTATIVAS DE FUTURO TERRITORIAL, OU SEJA, SEUS PROJETOS DE FUTURO REALIZÁVEIS A PARTIR DAS CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO GESTADAS DESDE SUA CONDIÇÃO DE ASSENTAMENTO DA REFORMA AGRÁRIA; E SUAS EXPECTATIVAS DE FUTURO GERACIONAL, REFLETIDOS NOS PROJETOS DE FUTURO QUE ESTÃO ASSOCIADOS À CONTINUIDADE DA FAMÍLIA ATRAVÉS DAS GERAÇÕES MAIS JOVENS. A PARTIR DESSES EIXOS CONSTATA-SE QUE OS ASSENTADOS ADULTOS VALORIZAM A EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO MECANISMO DE PROGRESSOS MATERIAIS E INDIVIDUAIS, MAS NÃO PARA SI MESMOS, DADO QUE SE AUTO-REPRESENTAM NEGATIVAMENTE, COMO ?RUDES?, CUJAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM OS LIMITAM EM RELAÇÃO A OBTEREM MAIORES NÍVEIS DE ESCOLARIDADE. PROJETAM NAS GERAÇÕES JOVENS OS SONHOS DE FUTURO MELHOR, A PARTIR DA CONQUISTA DE EMPREGO E RENDA, CONQUANTO EM ATIVIDADES FORA DO ASSENTAMENTO. TAL DESESPERANÇA NAS PRÓPRIAS POTENCIALIDADES DO LUGAR APARECE NOS RELATOS COMO DECORRÊNCIA DAS SUAS PRECÁRIAS CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO, DA FRÁGIL INFRA-ESTRUTURA PRODUTIVA E DA ANIMOSIDADE ENTRE AS PRÓPRIAS LIDERANÇAS DOS ASSENTADOS QUE ALIMENTA DIVERGÊNCIAS POLÍTICAS E MINAM A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE. |
pt_BR |