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Cartografias culturais na periferia de Caruaru: Hip hop, construindo campos de luta pela cidadania

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dc.contributor.advisor ALVIM, Maria Rosilene Barbosa pt_BR
dc.contributor.author ALVES, Adjair pt_BR
dc.coverage.spatial PE pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:29:02Z
dc.date.available 2009-03-14T18:29:02Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier ANTROPOLOGIA pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1594
dc.description Central pt_BR
dc.description.abstract Os jovens residentes em favelas têm sido objeto de estigmas, rótulos que em muito têm contribuído para eliminar suas oportunidades de inserção social. Privados muitas vezes do exercício de sua cidadania, por um lado, por terem as condições de construção de sua vida econômico-social reduzidas, e isto porque dificilmente haverá chances para eles no mercado de trabalho. Por outro, por estarem ligados a estes espaços sociais marcados por estigmas, o que os tornam o tempo todo vítimas de situações de violência; um universo monstruoso, uma prisão. Em nossa investigação, buscamos compreender como os jovens do Morro Bom Jesus e Bairro Centenário, em Caruaru, lidam com estes estigmas, construindo resistências, e mais, como eles são capazes de criarem alternativa à criminalidade, a partir das atividades culturais e artísticas do movimento hip hop, que se apresenta a eles como espaço de profissionalização, campo de construção de cidadania. Buscamos investigar como as formas preconceituosas com que são tratados são apropriadas com criatividade, ressignificadas positivamente. Para aqueles jovens, os estigmas estão relacionados às formas como eles lidam com o cotidiano da favela, como eles entendem as razões que levam seus pares ao mundo da criminalidade. Apossando-se dos estigmas com que são tratados, ressignificando-os, constroem um processo de alianças com objetivo claro de identificarem alternativas à vida na favela, desviando assim seus pares da vida bandida. Assim, concluo por afirmar que os discursos destes jovens no contexto social da favela estruturam representações de sua vida social, contribuindo para o desenvolvimento de cartografias culturais positivas na favela e possibilitando a construção de formas eficazes de exercício da cidadania naquele espaço social urbano. pt_BR
dc.format.extent 817512 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Pernambuco pt_BR
dc.subject JOVENS pt_BR
dc.subject CIDADANIA pt_BR
dc.subject MOVIMENTO HIP HOP pt_BR
dc.subject.other GRUPOS JUVENIS pt_BR
dc.subject.other GRUPOS JUVENIS - culturas e identidades juvenis no espaço urbano pt_BR
dc.title Cartografias culturais na periferia de Caruaru: Hip hop, construindo campos de luta pela cidadania pt_BR


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