Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Maria Waldenez De | pt_BR |
dc.contributor.author | SIQUEIRA, Cristiano Tierno De | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:29:00Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T18:29:00Z | |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1582 | |
dc.description | BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA UFSCAR | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTA INVESTIGAÇÃO TEVE SEU INÍCIO EM MARÇO DE 2002, JUNTO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFSCAR, NA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM METODOLOGIA DE ENSINO, E TEM COMO COLABORADORES DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AQUI EXPOSTO JOVENS DO HIP HOP DE SÃO CARLOS. A QUESTÃO CENTRAL DESTA INVESTIGAÇÃO REFERE-SE AOS PROCESSOS EDUCATIVOS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DE JOVENS DO HIP HOP DE SÃO CARLOS; COMO ESSES JOVENS SE EDUCAM E COMO EDUCAM OUTRAS PESSOAS DE SUAS COMUNIDADES. TIVEMOS, PORTANTO, COMO OBJETIVO DESTE ESTUDO A COMPREENSÃO E A SISTEMATIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS PRESENTES NA PRÁTICA DESTES JOVENS, ALMEJANDO CONTRIBUIR PARA A VALORIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM MOVIMENTOS DE JUVENTUDE E NA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS QUE AS CONSIDEREM. PARA TANTO, ACOMPANHAMOS ALGUMAS DE SUAS ATIVIDADES, COMO REUNIÕES SEMANAIS PERIÓDICAS, EVENTOS ARTÍSTICOS, ATIVIDADES EDUCATIVAS E FESTAS. A PARTIR DESSE ACOMPANHAMENTO ADQUIRIMOS ELEMENTOS PARA A ELABORAÇÃO DE UM ROTEIRO DE ENTREVISTAS, AS QUAIS FORAM REALIZADAS COM QUATRO JOVENS, TRÊS JOVENS E UMA JOVEM. OS DADOS OBTIDOS FORAM ORGANIZADOS PARA ANÁLISE NOS SEGUINTES FOCOS: HIP HOP, HIP HOP DE SÃO CARLOS, O FAZER HIP HOP EM SÃO CARLOS, HIP HOP E COMUNIDADES, HIP HOP E JUVENTUDE E EDUCAÇÃO DE JOVENS DO HIP HOP DE SÃO CARLOS. A ANÁLISE DOS DADOS REVELOU ALGUNS VALORES PRESENTES NA VIDA DESSAS PESSOAS, COMO O AMOR PELO QUE SE FAZ, A NECESSIDADE DO TRABALHO COLETIVO, A RESPONSABILIDADE, O PERTENCIMENTO A UMA COMUNIDADE, O RESPEITO, O ESFORÇO, A CRIATIVIDADE. TAIS VALORES ESTÃO ILUSTRADOS NA CONCEPÇÃO DAS LETRAS E MÚSICAS DE RAP, NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ARTÍSTICOS, NAS APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, NAS OFICINAS ARTE-EDUCATIVAS. TODOS ESSES VALORES E AÇÕES BUSCAM A CRIAÇÃO, A INVENÇÃO DE UM COTIDIANO COM MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA, PROCURANDO ROMPER COM A REPRODUÇÃO DAS REALIDADES. ACREDITAMOS QUE ESTA INVESTIGAÇÃO TRAZ CONTRIBUIÇÕES PARA SE PENSAR A EDUCAÇÃO QUE PERMEIA PRÁTICAS SOCIAIS EM ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES, COMO TAMBÉM PARA REPENSAR A EDUCAÇÃO NOS ESPAÇOS ESCOLARES. | pt_BR |
dc.format.extent | 394921 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS | pt_BR |
dc.subject | HIP HOP | pt_BR |
dc.subject | JOVENS | pt_BR |
dc.subject.other | GRUPOS JUVENIS | pt_BR |
dc.subject.other | GRUPOS JUVENIS - culturas e identidades juvenis no espaço urbano | pt_BR |
dc.title | CONSTRUÇÃO DE SABERES, CRIAÇÃO DE FAZERES: EDUCAÇÃO DE JOVENS NO HIP HOP DE SÃO CARLOS | pt_BR |