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DISCUTE-SE NESTA TESE A IDENTIDADE JUDAICA NO CONTEXTO DE UM RITO DE PASSAGEM, O RITO DE MAIORIDADE DOS JOVENS JUDEUS, BAR MITZVÁ O RITO MASCULINO E BAT MITZVÁ O RITO FEMININO. A IDENTIDADE JUDAICA ESTÁ SENDO TRATADA COM ÉTNICA NA MEDIDA EM QUE AS PESOAS QUE SE IDENTIFICAM COMO JUDIAS SE VALEM DE PRÍNCÍPIOS DE ORDEM ÉTNICA PARA SE DEFINIREM E SE RELACIONAREM COM OUTROS GRUPOS EM CONTATO. PARTIU-SE DO PRESSUPOSTO TEÓRICO QUE AS IDENTIDADES SÃO REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARTILHADAS POR UM GRUPO SOCIAL E QUE SE CONSTROI ATRAVÉS DA CONTRASTIVIDADE E DA OPOSIÇÃO EM RELAÇÃO À SOCIEDADE CIRCUNDANTE OU, MAIS ESPECIFICAMENTE, OUTROS GRUPOS DO MESMO TIPO. DIANTE DA OBSERVAÇÃO DE VÁRIOS AUTORES QUE ESSA IDENTIDADE ESTA PERDENDO A DISTINTIVIDADE EM RELAÇÃO À SOCIEDADE NACIONAL, O QUE SIGNIFICARIA O SEU DESAPARECIMENTO, MAS AO MESMO TEMPO TEM SIDO AFIRMADO QUE ELA SE PRESERVA NO DECORRER DE SUA LONGA HISTÓRIA, PROCUROU-SE IDENTIFICAR ONDE SÃO COLOCADAS AS OPOSIÇÕES E DIFERENÇAS NECESSÁRIAS AO SEU REVIGORAMENTO E PRESERVAÇÃO. ENQUANTO REPRESENTAÇÃO SOCIAL UMA IDENTIDADE ESTÁ CONTIDA E EXPRESSA NOS RITOS REALIZADOS PELO GRUPO PODENDO, ATRAVÉS DELES, SER RECONHECIDA. UMA VEZ QUE ESTES PODEM SER DEFINIDOS COMO FORMAS DE COMUNICAÇÃO SIMBÓLICA QUE INFORMAM SOBRE A COSMOVISÃO, O SISTEMA DE IDÉIAS, CRENÇAS, REPRESENTAÇÕES, ASSIM COMO SOBRE A ORDEM SOCIAL DAQUELES QUE OS REALIZAM. AO MESMO TEMPO OS RITUAIS PODEM SER COMPREENDIDOS COMO MECANISMOS ÚTEIS NA SOCIALIZAÇÃO DE MEMBROS DE UMA SOCIEDADE OU SEGMENTO SOCIAL POSSIBILITANDO A APROPRIAÇÃO DE CONTEÚDOS CULTURAIS E MODELOS DE PESSOA PARTILHADOS PELOS ATORES. ATRAVÉS DOS RITOS DE PASSAGEM PARA A MAIORIDADE FOI POSSÍVEL OBSERVAR UMA RELAÇÃO DE CONTRASTE E OPOSIÇÃO ENTRE SEGMENTOS JUDAICOS, ORGANIZADOS EM CONGREGAÇÕES, QUE CUMPRE O PAPEL DE FORNECER A ALTERIDADE NECESSÁRIA PARA PRESERVAR O SENTIMENTO E A CONVIÇÃO DA DIFERENÇA E, PORTANTO DA IDENTIDADE. |
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