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A PRESENTE DISSERTAÇÃO ESTUDA CASOS DE MENINAS ENVOLVIDAS EM PROCESSOS DE ABUSOS SEXUAIS NA FAMÍLIA, OBJETIVANDO COMPREENDER COMO OPERAM AS MEDIAÇÕES NUMA SOCIALIZAÇÃO CAPAZ DE PRODUZIR O SILÊNCIO FRENTE À VIOLÊNCIA SEXUAL. FORAM UTILIZADAS ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS, ABRANGENDO AS ADOLESCENTES E SUAS MÃES. A PARTIR DAS CATEGORIAS FAMÍLIA/INFÂNCIA/ADOLESCÊNCIA E VIOLÊNCIA CONSIDERADAS ME SUA HISTORICIDADE, BUSCOU-SE COMPREENDER AS AÇÕES E OS SIGNIFICADOS DOS VALORES CULTURAIS FAMILIARES QUE, EXPRESSOS EM PRÁTICAS, REFORÇAM OU RESSIGNIFICAM VALORES TRADICIONAIS, MESMO QUANDO NEGADOS AO NÍVEL DO DISCURSO. ASSIM, O ABUSO SEXUAL NAO FOI ESTUDADO ISOLADAMENTE, MAS ASSOCIADO A OUTRAS CATEGORIAS - AUTORIDADE, HIERARQUIA, PODER - PERCEBDIDAS COMO ALGO NATURAL NO INTERIOR DAS FAMÍLIAS E NA SOCIEDADE DE FORMA AMPLA. PERCEBEU-SE QUE A VIOLÊNCIA SEXUAL PRODUZ UMA DESESTRUTURAÇÃO DAS REFERÊNCIAS CULTURAIS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, A FAMÍLIA PERDE SEU LUGAR PRIVILEGIADO DE INSTITUIÇÃO SOCIALIZADORA, A CONVIVÊNCIA ENTRE SEUS MEMBROS TAMBÉM PERDE SEU SENTIDO ORIGINAL, REFORÇA OS VALORES DO PATRIARCALISMO E DA INFERIORIDADE DE GÊNERO. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE, NO ABUSO SEXUAL CONTRA A CRIANÇA, ESTÃO INSERIDOS OS CONCEITOS E AS REGRAS SOCIAIS QUE NORTEIAM A PRÁTICA DO AGRESSOR E DE SUA FAMÍLIA, EXISTINDO UM CRUZAMENTO DO INDIVIDUAL COM O SOCIAL, NA MEDIDA EM QUE A FAMÍLIA INTEGRA AS CONDIÇÕES E A LÓGICA QUE PRODUZEM A VIOLÊNCIA. ASSIM, A EDUCAÇÃO FAMILIAR É DECISIVA PARA A INSTALAÇÃO DO SEGREDO E DA AMEAÇA, IMPORTANTES REQUISITOS CONFIGURADOS NA ESFERA DAS RELAÇÕES. MESMO DEPOIS DE ROMPIDO, O SEGREDO É REINSTALADO ATRAVÉS DA CONTINUIDADE DE UMA EDUCAÇÃO QUE TEM POR BASE A AUSÊNCIA DE AUTONOMIA DO SUJEITO. |
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