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ESTE TRABALHO CENTRA SUA DISCUSSÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NA ESCOLA FERROVIÁRIA DE SANTA MARIA - CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL - ACORDO RFFSA/SENAI -, RIO GRANDE DO SUL. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA FIZEMOS USO DA METODOLOGIA HISTÓRIA ORAL, NA MODALIDADE HISTÓRIA DE VIDA. A ESCOLA FERROVIÁRIA ATENDIA O SETOR DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO, PREPARANDO JOVENS ENTRE 14 E 18 ANOS DE IDADE PARA OS POSTOS DE TRABALHO DA EMPRESA, NAS ÁREAS DE ELETRICIDADE E METAL-MECÂNICA. APROXIMADAMENTE, 829 JOVENS INGRESSARAM NA INSTITUIÇÃO PROFISSIONALIZANTE, NA MODALIDADE INDUSTRIAL, NA EXPECTATIVA DE UMA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA O INGRESSO NO MERCADO DE TRABALHO. ALÉM DA FORMAÇÃO DIFERENCIADA, ESTABELECERAM ESTRATÉGIAS DE LEGITIMAÇÃO DE SUAS INDIVIDUALIDADES: SEUS POTENCIAIS E CAPACIDADES TÉCNICO-OPERACIONAIS VEICULADAS E MOBILIZADAS PELO APARELHO ESCOLAR. A INSTITUIÇÃO ESCOLAR, POR SUA RELAÇÃO ORGÂNICA COM AS ESTRUTURAS SOCIAL E ECONÔMICA, PROCURAVA IMPOR QUALIDADES PROFISSIONAIS, CUJAS CARACTERÍSTICAS ESTIVESSEM AJUSTADAS AO PROCESSO PRODUTIVO E À ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NAS INDÚSTRIAS. A IDENTIDADE PROFISSIONAL IMPLICAVA, EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, MAS DISSIMULANDO SEU VERDADEIRO OBJETIVO, NO AJUSTAMENTO DOS JOVENS AOS INTERESSES DE PRODUÇÃO DE TRABALHADORES PARA O MERCADO DE TRABALHO DO SETOR INDUSTRIAL. |
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