dc.contributor.advisor |
AUGUSTO, Maria Helena Oliva |
pt_BR |
dc.contributor.author |
SILVA, Cristiane Aparecida Fernandes Da |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
SP |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T15:45:11Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T15:45:11Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
SOCIOLOGIA |
pt_BR |
dc.identifier |
EXCLUSIVO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1074 |
|
dc.description |
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS - USP |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A INSERÇÃO PREMATURA DO JOVEM TRABALHADOR NO MUNDO DO TRABALHO VISA O COMPLEMENTO DA RENDA FAMILIAR, A AFIRMAÇÃO DE SUA AUTONOMIA E A EFETIVAÇÃO DO VALOR SIMBÓLICO QUE CONFERE AO TRABALHO. CONTUDO, A PERTENÇA A UM ESTRATO DE CLASSE DE BAIXA RENDA, SUA POUCA QUALIFICAÇÃO EDUCACIONAL, SOBREMANEIRA PROFISSIONAL, E AS ESCASSAS OPORTUNIDADES QUE LHES SÃO OFERECIDAS PELO MERCADO DE TRABALHO, CONSTITUEM OBSTÁCULOS PARA QUE ESSE JOVEM OCUPE UM OFÍCIO QUE O SATISFAÇA SUBJETIVAMENTE. A ABORDAGEM DESTA PESQUISA CONSISTE EM PERQUIRIR OS DILEMAS POR QUE PASSA O JOVEM OPERÁRIO DIVIDIDO ENTRE AS ASPIRAÇÕES SUBJETIVAS, EM RELAÇÃO A UMA PROFISSÃO DESEJADA, E AS CONDIÇÕES OBJETIVAS DE SUA OCUPAÇÃO. TRATA-SE, PORTANTO, DE ENFOCAR E ESQUADRINHAR O CONFLITO ENTRE TRABALHO REAL E ANSEIO SUBJETIVO E AS ESTRATÉGIAS QUE OS JOVENS OPERÁRIOS UTILIZAM PARA SOBREPUJÁ-LO, À MEDIDA QUE PROCURAM DELINEAR SUAS IDENTIDADES DE TRABALHADORES. |
pt_BR |
dc.format.extent |
2343612 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO |
pt_BR |
dc.subject |
JOVENS |
pt_BR |
dc.subject |
TRABALHADORES |
pt_BR |
dc.subject |
TRABALHO |
pt_BR |
dc.subject.other |
JUVENTUDE E TRABALHO |
pt_BR |
dc.subject.other |
TRABALHO - Mundo do trabalho sob a perspectiva dos jovens: experiências e significados |
pt_BR |
dc.title |
TRABALHO E QUIMERAS: DILEMA VIVIDO PELO JOVEM OPERÁRIO |
pt_BR |