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dc.contributor.advisor | MASCARENHAS, Angela Cristina Belém | pt_BR |
dc.contributor.author | CONCEIÇÃO, Neusa Maria Da | pt_BR |
dc.coverage.spatial | GO | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:45:09Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:45:09Z | |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1064 | |
dc.description | UFG | pt_BR |
dc.description.abstract | O OBJETO DESTE ESTUDO É ANALISAR COMO O CESAM-CENTRO SALESIANO DO ADOLESCENTE TRABALHADOR TEM ESTABELECIDO A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E TRABALHO E O QUE ISSO REPRESENTA NO COTIDIANO DOS JOVENS QUE BUSCAM A INSTITUIÇÃO. A TEMÁTICA DA RELAÇÃO EDUCAÇÃO E TRABALHO NA VIDA DA JUVENTUDE TEM SIDO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, CAUSA DE PREOCUPAÇÕES DE ALGUNS TEÓRICOS QUE BUSCAM COMPREENDER O COTIDIANO DESTA POPULAÇÃO, PRINCIPALMENTE OS JOVENS EMPOBRECIDOS QUE, PARA GARANTIR A SUA SOBREVIVÊNCIA E DE SUAS FAMÍLIAS, SÃO OBRIGADOS A SE INTEGRAR AO MERCADO DE TRABALHO PRECOCEMENTE E, AO MESMO TEMPO, SUBMETER-SE A QUALQUER TRABALHO EM TROCA DE UMA REMUNERAÇÃO PERVERSA QUE, MUITAS VEZES, É INCAPAZ DE SUPRIR SUAS NECESSIDADES BÁSICAS. CONSTATA-SE QUE AS TRANSFORMAÇÕES QUE VÊM OCORRENDO NA ESFERA DO PROCESSO PRODUTIVO TÊM INTERFERIDO PROFUNDAMENTE NA VIDA DOS TRABALHADORES DE UMA FORMA GERAL. A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA IMPLICA UMA GRANDE TRANSFORMAÇÃO DO MUNDO DO TRABALHO E, CONSEQÜENTEMENTE, DO PRÓPRIO TRABALHADOR. ESSAS MODIFICAÇÕES EXIGEM QUE A CLASSE TRABALHADORA SEJA QUALIFICADA, QUE TENHA HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA LIDAR COM O NOVO TIPO DE PRODUÇÃO. PARA OS JOVENS QUE ADVÊM DAS CLASSES MENOS FAVORECIDAS, SEM EXPERIÊNCIA E, MUITAS VEZES, SEM QUALIFICAÇÃO, ESSAS EXIGÊNCIAS TORNAM-SE AINDA MAIORES. POR OUTRO LADO, O SISTEMA EDUCACIONAL VIGENTE, QUE PRECISA TER COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL A FORMAÇÃO DE NOVAS CONSCIÊNCIAS PARA QUE ACONTEÇA O RESGATE DA CIDADANIA PLENA DE CADA CIDADÃO, TEM SE CURVADO DIANTE DESTA SITUAÇÃO PORQUE, NA REALIDADE, A ESCOLA TAMBÉM TEM MUITAS VEZES REPETIDO NO INTERIOR DO SISTEMA EDUCATIVO O PROCESSO DE EXCLUSÃO E DE LEGITIMAÇÃO DO CAPITAL. DENTRO DESSE CONTEXTO, O CESAM TEM PROCURADO FORMAR OS JOVENS QUE BUSCAM A INSTITUIÇÃO EM CONDIÇÕES BASTANTE ADVERSAS. PORÉM, O PROJETO APRESENTA ALGUNS LIMITES NO QUE SE REFERE AO RESGATE DA CIDADANIA DESTES JOVENS. TRABALHAR E ESTUDAR NAS CONDIÇÕES QUE LHES SÃO APRESENTADAS TORNA-SE, NA VERDADE, UMA REALIDADE INCOMPATÍVEL. DESSE MODO, O CESAM TAMBÉM PARTICIPA DO PROCESSO DE EXCLUSÃO E DE LEGITIMAÇÃO DO CAPITAL. | pt_BR |
dc.format.extent | 584648 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | TRABALHO E JUVENTUDE | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E TRABALHO | pt_BR |
dc.subject.other | TRABALHO - Programas de qualificação profissional e apoio à inserção de jovens | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO, TRABALHO E JUVENTUDE: REALIDADE E CONTRADIÇÃO NO COTIDIANO DE JOVENS DE UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA EM GOIÂNIA | pt_BR |