DSpace Repository

SEMU GENTI DA SADI À SECOP: RELAÇÃO EDUCAÇÃO TRABALHO FORMAÇÃO HUMANA COM EGRESSOS DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES NA ILHA GRANDE DOS MARINHEIROS

Show simple item record

dc.contributor.advisor FISCHER, Nilton Bueno pt_BR
dc.contributor.author VIEIRA, Olga pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:45:08Z
dc.date.available 2009-03-14T15:45:08Z
dc.date.issued 2001 pt_BR
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1059
dc.description BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.description.abstract ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS ESPECIFICIDADES EDUCATIVAS DA FORMAÇÃO HUMANA NO INTERIOR DA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO, A NATUREZA PEDAGÓGICA DAS REPRESENTAÇÕES SÓCIO-CULTURAIS PRODUZIDAS PELOS EGRESSOS DA SECOP, ANALISAR A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO ENQUANTO PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA CONSTITUINTE DE IDENTIDADES SÓCIO-CULTURAIS E AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS A PARTIR DAS TRAJETÓRIAS DE VIDA DOS EGRESSOS DOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES, DA SECOP. A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO SE CONSTITUI NO EIXO DE FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES SÓCIO-CULTURAIS DOS EGRESSOS DO NÚCLEO SADI E DA SECOP - INSTÂNCIAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE - NA ILHA GRANDE DOS MARINHEIROS. PARTINDO DESTE PRESSUPOSTO VOU BUSCAR A GÊNESE DOS CONCEITOS DE EXCLUSÃO, CIDADANIA, ESCOLA, TRABALHO E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO E A MANEIRA COMO ESTES SÃO REPRESENTADOS PELOS SUJEITOS NO ÂMBITO DA PESQUISA TENDO COMO BASE AS HISTÓRIAS VIVENCIADAS NO PERÍODO - 1992-1997 -, EM QUE ATUEI COMO EDUCADORA NA ILHA. ESTAS HISTÓRIAS MAPEARAM O CONTORNO DA PESQUISA E SUBSIDIARAM A OPERACIONALIZAÇÃO DA COLETA DE DADOS A PARTIR DA CONFECÇÃO DAS HISTÓRIAS DE VIDA - METODOLOGIA DA MINHA INVESTIGAÇÃO - DOS SUJEITOS PESQUISADOS. AS REFERÊNCIAS TEÓRICAS FUNDAMENTAM-SE NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE, MIGUEL ARROYO, TEILHARD DE CHARDIN, LEONARDO BOFF, GAUDÊNCIO FRIGOTTO, HENRY LEFEBVRE, BEM COMO EM ELEMENTOS DA ANTROPOLOGIA DE GEORGES BALANDIER. AS ANÁLISES FEITAS DÃO CONTA DO VALOR DOS CURSOS COMO AGREGAÇÃO DE SENTIDO DE VIDA AOS SUJEITOS DA PESQUISA E NÃO SOMENTE AO CAMPO PROFISSIONAL. MOSTRAM, TAMBÉM, UMA CRISE DE ESCOLHA, EM QUE SE COLOCAM OS JOVENS DAS CLASSES POPULARES, ENTRE O SOBREVIVER E O ESTUDAR, ANUNCIANDO, ASSIM, UMA DICOTOMIA ENTRE CABEÇA E MÃOS. HÁ UMA PERGUNTA DE FUNDO, ACOMPANHANDO O DESENVOLVIMENTO DOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES: PORQUE A ESCOLA NÃO FAZ O QUE SE FAZ AQUI, NA SECOP ? pt_BR
dc.format.extent 1654738 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL pt_BR
dc.subject TRABALHO pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject FORMAÇÃO HUMANA pt_BR
dc.subject INCLUSÃO SOCIAL pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E TRABALHO pt_BR
dc.subject.other TRABALHO - Programas de qualificação profissional e apoio à inserção de jovens pt_BR
dc.title SEMU GENTI DA SADI À SECOP: RELAÇÃO EDUCAÇÃO TRABALHO FORMAÇÃO HUMANA COM EGRESSOS DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES NA ILHA GRANDE DOS MARINHEIROS pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context