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RELAÇÕES DE TRABALHO EM CALL CENTERS: FLEXIBILIDADE LABORAL E PERFIS SÓCIO-OCUPACIONAIS EM NOVO CENÁRIO DE EMPREGO

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dc.contributor.advisor GUIMARÃES, Sônia Maria Karan pt_BR
dc.contributor.author SILVA, Luis Fernando Santos Correa Da pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:45:05Z
dc.date.available 2009-03-14T15:45:05Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier SOCIOLOGIA pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1038
dc.description BILBIOTECA DO INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.description.abstract ESTE ESTUDO ABORDA ASPECTOS RELACIOANDOS ÀS RELAÇÕES DE TRABALHO PRESENTES NAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE CALL CENTER, SOBRETUDO NO QUE SE REFERE À UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE FLEXIBBILIDADE LABORAL E AOS PERFIS SÓCIO-OCUPACIONAIS DOS TELEOPERADORES. NO ÚLTIMOS ANOS, SOBRETUDO APÓS A PRIVATIZAÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES, NO BRASIL, OBSERVA-SE SIGNIFICATIVA EXPANSÃO DO MERCADO DE CALL CENTERS, SENDO O MESMO PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELO CRESCIMENTO DA QUANTIDADE DE EMPREGOS NO SETOR DE SERVIÇOS. REALIZOU-SE PESQUISA EMPÍRICA EM TRÊS EMPRESAS DE CALL CENTERS, SITUADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE, QUE OPERAM EM DIFERENTES SEGMENTOS DE ATIVIDADE ECONÔMICA. NO QUE SE REFERE AOS CALL CENTERS ESTUDADOS, A ANÁLISE DOS DADOS RELATIVOS AO PERFIL SÓCIO-OCUPACIONAL DOS TELEOPERADORES INDICA O PREDOMÍNIO DE JOVENS E MULHERES, COM ESCOLARIDADE EQUIVALENTE AO ENSINO MÉDIO COMPLETO. A REALIZAÇÃO DE TREINAMENTO PARA EXERCÍCIO DA FUNÇÃO É UMA NORMA. ATRIBUTOS SOCIALMENTE CONSTRUÍDOS, COMO HABILIDADES PESSOAIS E ASPECTOS COMPORTAMENTAIS SÃO FUNDAMENTAIS TANTO PARA A CONTRATAÇÃO, QUANTO PARA O DESEMPENHO DA FUNÇÃO DE TELEOPERADOR. CONSTATOU-SE QUE AS RELAÇÕES DE TRABALHO NAS EMPRESAS INVESTIGADAS ORIENTAM-SE, EM ALGUMA MEDIDA, POR ESTRATÉGIAS DE FLEXIBILDIADE LABORAL. CONTUDO, A EFETIVAÇÃO DE TAIS ESTRATÉGIAS CONFIGURA-SE DE MANEIRA SINGULAR EM CADA UMA DAS EMPRESAS INVESTIGADAS. NA EMPRESA ?Y? QUE ATUA NO RAMO FINANCEIRO, A ESTRATÉGIA DE FLEXIBILDIADE LABORAL UTILIZADA EFETIVA-SE DE POLIVALÊNCIA DOS TELEOPOERADORES NO INTERIOR DE UM MESMO CLIENTE. NA EMPRESA ?X?, QUE PRESTA SERVIÇOS PARA UMA EMPRESA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA, A ESTRATÉGIA DE FLEXIBILDIADE LABORAL UTILIZADA SEGUIRIA A LÓGICA DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO AO CLIENTE. JÁ NA EMPRESA ?Z?, ESPECIALIZADA EM RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO A LÓGICA DA REDUÇÃO DOS CUSTOS LABORAIS PARA AS ATIVIDADES QUE NECESSITAM DE MENOR ESPECIALIZAÇÃO. EM RELAÇÃO À POSIÇÃO DO TELEOPERADOR NO PROCESSO INFORMACIONAL, CONSTATOU-SE QUE SOMENTE NA EMPRESA ?X? SERIA POSSÍVEL AFIRMAR QUE OS TELEOPERADORES ESTARIAM EM POSIÇÃO DE OPERADORES, EXECUTANDO AS TAREFAS SOB INICIATIVA PRÓPRIA. NA EMPRESA ?Z?, QUE POSSUIRIA O MERCADO DE TRABALHO INTERNO SEGMENTADO EM DOIS NÍVEIS , SEQUER OS TRABALHADORES CENTRAIS ESTARIAM EM POSIÇÃO DE OPERADORES. POR FIM, OBSERVOU-SE QUE AS RELAÇÕES DE TRABALHO PRESENTES NAS EMPRESAS INVESTIGADAS SERIAM CONDICIONADAS SOBRETUDO PELO PERFIL DAS EMPRESAS, NO QUE SE REFERE ÀS PECULIARIDADES DO GERENCIAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO, SOBREPONDO-SE A FATORES COMO NATUREZA DAS OPERAÇÕES (SE ATIVAS OU RECEPTIVAS) E SEGMENTO DE MERCADO ATENDIDO. pt_BR
dc.format.extent 424250 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL pt_BR
dc.subject CALL CENTER pt_BR
dc.subject CONDIÇÕES DE TRABALHO pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E TRABALHO pt_BR
dc.subject.other TRABALHO - Mundo do trabalho sob a perspectiva dos jovens: experiências e significados pt_BR
dc.title RELAÇÕES DE TRABALHO EM CALL CENTERS: FLEXIBILIDADE LABORAL E PERFIS SÓCIO-OCUPACIONAIS EM NOVO CENÁRIO DE EMPREGO pt_BR


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