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O PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) E O DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM OLHAR AVALIATIVO

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dc.contributor.advisor PEREIRA, Maria Zuleide Da Costa pt_BR
dc.contributor.author SOUZA, Maria Elizabete Costa De pt_BR
dc.coverage.spatial PB pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:45:03Z
dc.date.available 2009-03-14T15:45:03Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1028
dc.description BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPB E DO PPGE pt_BR
dc.description.abstract ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO O DE ANALISAR O IMPACTO DO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO CONDOMÍNIO ESPERANÇA, EM JOÃO PESSOA (PB), CONSIDERANDO QUE O REFERIDO PROGRAMA, COMO UMA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, EM SUAS INTENÇÕES PROCLAMADAS, VISA A PROMOVER O SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS ORIUNDOS DO TRABALHO INFANTIL. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA PAUTADA NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE AUTORES COMO: PATTO (1993), SPOSATI (1990), FERREIRA (2004), MOYSÉS E LIMA (1982), COLLARES (1994), MARCHESI E PÉREZ (2004). A PESQUISA REALIZOU-SE EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA, NO CONDOMÍNIO ESPERANÇA E NA SECRETARIA DE TRABALHO E PROMOÇÃO SOCIAL (SETRAPS). A COLETA DOS DADOS FOI FEITA A PARTIR DE DOCUMENTOS E DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM PROFESSORES, ALUNOS, MÃES, ALÉM DA COORDENADORA DO PROGRAMA. O SUCESSO ESCOLAR DE CRIANÇAS DOS SETORES POPULARES CONSTITUI UM DOS MAIORES DESAFIOS À ESCOLA PÚBLICA NA ATUALIDADE. ISTO PORQUE, EMBORA A POLÍTICA EDUCACIONAL TENHA PROGRAMADO O ACESSO DE TODOS À ESCOLA, O FRACASSO ESCOLAR É UMA CONSTANTE QUE VEM DESAFIANDO POR VARIAS DÉCADAS O MOVIMENTO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO. NO TOCANTE AO SUCESSO ESCOLAR DOS ALUNOS DO CONDOMÍNIO ESPERANÇA, SUJEITOS DA NOSSA PESQUISA, O ESTUDO CONSTATOU QUE O PETI, COMO POLÍTICA SOCIAL DE PROMOÇÃO DE SUCESSO ESCOLAR, NÃO LHES PROMOVEU, EFETIVAMENTE, O SUCESSO ESCOLAR. COMPROVOU AINDA QUE O GRANDE ÊXITO DO PROGRAMA É A PERMANÊNCIA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA, EMBORA ISSO ACONTEÇA APENAS ENQUANTO DURA O BENEFICIO. pt_BR
dc.format.extent 981366 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA pt_BR
dc.subject PETI pt_BR
dc.subject TRABALHO INFANTIL E SUCESSO ESCOLAR pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E TRABALHO pt_BR
dc.title O PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) E O DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM OLHAR AVALIATIVO pt_BR


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