dc.description.abstract |
O PRESENTE TRABALHO INVESTIGOU AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS JOVENS SOBRE O TEMPO FUTURO, CONSIDERANDO A PROPOSTA EDUCACIONAL DO PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO -SENAC/ SP, QUE CONSISTE NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE VIDA. ESTE ESTUDO BUSCOU ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS QUE SE FORMAM E AS INFLUÊNCIAS QUE ESTAS POSSUEM NAS DECISÕES E NOS CAMINHOS QUE OS SUJEITOS ELEGEM PARA ORIENTAR SUAS VIDAS. PARA REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA, FORAM COLETADOS OS DADOS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, COM 73 JOVENS ALUNOS DO PROGRAMA: EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO -SENAC/SP. A ANÁLISE DOS RESULTADOS REVELOU UMA TENDÊNCIA A HOMOGENEIZAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PRESENTES NAS PROJEÇÕES DE FUTURO DOS SUJEITOS PESQUISADOS. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS FORAM CONSTITUÍDAS A PARTIR DE VÁRIOS ELEMENTOS: FORMAÇÃO ACADÊMICA, FORMAÇÃO FAMILIAR, TRABALHO, AQUISIÇÃO DE BENS MATERIAIS, CONCEBENDO À REPRESENTAÇÃO UM SENTIDO DE AUTO - REALIZAÇÃO. CONSTATAMOS, NO ENTANTO, A PARTIR DOS POSICIONAMENTOS DOS JOVENS PERSQUISADOS, UM CONTRASTE ENTRE AS PROJEÇÕES DE FUTURO PESSOAL E AS IMAGENS DE FUTURO DO CONJUNTO SOCIAL. TAL CONTRASTE, INDICA QUE OS OBSTÁCULOS CONCRETOS ENCONTRADOS SÃO EXTREMAMENTE FORTES E AS ESPERANÇAS SUBJETIVAS, PODENDO AFETAR A AUTONOMIA OU A LIBERDADE DOS SUJEITOS PARA AGIR DENTRO DOS CONTEXTOS ONDE ATUAM. |
pt_BR |