Listar por tema "LEITURA"

Ordenar por:Orden:Resultados:

  • RIBEIRO, Vera Masagão (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, 2007)
    Aborda sobre as questões da alfabetização no Brasil, especificamente sobre o alfabetismo funcional. Sistematiza alguns dos resultados da pesquisa Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional, INAF, que de 2001 até 2007 ...
  • RIBEIRO, Vera Masagão; SOARES, Tufi Machado (Associação Brasileira de Avaliação Educacional, 2008)
    Este artigo descreve o desenvolvimento de uma escala de proficiência para medição do alfabetismo junto a populações jovens e adultas brasileiras, combinando habilidades de leitura com habilidades matemáticas. A escala foi ...
  • DANTE, Elaine Silva (UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA, 2006)
    O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE LEITORA É FUNDAMENTAL PARA EXPANDIR POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM EM DIFERENTES ÂMBITOS DA CULTURA. A FORMAÇÃO DO LEITOR É UM PROCESSO CONTÍNUO QUE, PELA AMPLITUDE DOS ASPECTOS ENVOLVIDOS, ...
  • LIMA, Ana Lúcia D'Império; RIBEIRO, Vera Masagão; NUNES, Márcia Cavallari; FONSECA, Maria da Conceição F.R.; SOARES, Tufi Machado (Instituto Paulo MontenegroAção Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, 2005)
    Sistematiza um balanço do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional - 2001 a 2005 - habilidades em leitura/escrita e matemática.
  • RIBEIRO, Vera Masagão; LIMA, Ana Lúcia D'Império; NUNES, Márcia Cavallari (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, 2009)
    O Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa – parceiros na criação e implementação do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) – organizaram o presente relatório para apresentar as análises e interpretações dos ...
  • CATELLI JR, Roberto; LIMA, Ana Lúcia D'Império (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, 2018)
    Esta mais recente edição do Inaf, com base em dados coletados entre fevereiro e abril de 2018, foi coordenada por Ação Educativa e Instituto Paulo Montenegro e realizada pelo IBOPE Inteligência. Conta com aporte de recursos ...
  • RIBEIRO, Vera Masagão; LIMA, Ana Lúcia D'Império; NUNES, Márcia Cavallari (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, 2011)
    O Instituto Paulo Montenegro e a Ação Educativa – parceiros na criação e implementação do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) – apresentam as análises e interpretações dos resultados da mais recente mensuração dos ...
  • CATELLI JR, Roberto; LIMA, Ana Lúcia D'Império; RIBEIRO, Vera Masagão (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, 2016)
    Este estudo especial é fruto de mais de três anos de trabalho das equipes de profissionais da Ação Educativa e do Instituto Paulo Montenegro. Foram análises e reflexões sobre a metodologia e os resultados do Indicador de ...
  • RIBEIRO, Vera Masagão; LIMA, Ana Lúcia D'Império; NUNES, Márcia Cavallari (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e InformaçãoInstituto Paulo Montenegro, 2007)
    Sistematiza o 6º Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional, 2006 - hablidades leitura/escrita e matemática.
  • RIBEIRO, Vera Masagão; MONTENEGRO, Fábio (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e InformaçãoInstituto Paulo Montenegro, 2001)
    A pesquisa visa conhecer as habilidades e práticas de leitura, escrita e matemática da população brasileira de 15 a 64 anos. De 2001 a 2005, foram realizados levantamentos anuais por meio de entrevistas domiciliares a ...
  • MONTENEGRO, Fábio; RIBEIRO, Vera Masagão; NUNES, Márcia Cavallari (Instituto Paulo Montenegro, 2003-09)
    O INAF3, verificou as habilidades de alfabetismo da população por meio da aplicação de um teste de leitura com tarefas relacionadas a contextos cotidianos. O teste acompanhado de questionário sobre práticas de leitura e ...
  • MONTENEGRO, Fábio; RIBEIRO, Vera Masagão; NUNES, Márcia Cavallari (Instituto Paulo MontenegroAção Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, 2005-09)
    Nessa edição, além do retrato da situação geral e a caracterização dos diferentes níveis de alfabetismo, o INAF destaca resultados relativos à população jovem, de modo a verificar o alcance dos avanços recentes do sistema ...
  • LIMA, André Luiz Dias (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO, 2004)
    A presente pesquisa procurou investigar as representações da juventude contidas no texto literário, - particularmente nas crônicas do jornalista e escritor Zuenir Ventura - e na indústria cultural, de modo mais específico ...
  • RIBEIRO, Vera Maria Masagão (Ação Educativa. Observatório da Educação e da Juventude, 2003)
    Discute as problemáticas centrais do processo de letramento, dialogando com os demais autores deste caderno. Ressalta ser fundamental uma melhor compreensão da questão se quisermos ter políticas de leitura mais acertadas ...
  • Autor desconocido (Ação Educativa. Observatório da Educação e da Juventude, 2003)
    Aborda as políticas e as práticas de leitura no País, focando as concepções que as embasam, alguns mitos e ideologias que as circundam, os atores que estão em jogo, as problemáticas e os desafios que se apresentam, além ...